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 ARTIGOS PUBLICADOS - 21/05/2009      
Teologia & Justiça

Este Artigo, pela sua importância, foi copiado, na integra, da HPg da OAB

DIREITO & TEOLOGIA:

 

1 Interação especial e2 – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números,jus divinum, parte que é da Bíblia, mas3, em si mesma, é de extraordinária sofisticação. O problema é que4 o imanente, por paradoxal que pareça,5 -sucedânea da O teu marido tem vida interior? Comendo como ele come, as tripas só podem funcionar! É claro que Era o espírito trocado por dejetos.

-

carro do que de mim!

O genitor contraditou-a:

Pai, ficou provado, em definitivo, que o senhor gosta mais deste

-

carro tanto quanto eu gosto de você!

Empate: a sua máxima concessão de afeto.

Termina meridiano o sentido da proposição filosófica referente à

coisificação do homem e à humanização das coisas... Se a vida interior só pode ser

das tripas processando o apetite gustativo, e se, quando muito, uma filha pode ser

amada até o limite em que o carro o é, a condição humana fica aquém dos seus

infinitos possíveis, envolta pela espessa névoa de chumbo e de cimento da alienação.

Esta, nos tempos correntes do mercado globalizado, da programação do lazer, da

indústria do entretenimento, da uniformização cultural e da marcha unida do sentir e do

querer sem pensar, engendra para si mesma e para a realidade envolvente, nos

cânones da gramática das aparências, uma versão alegre e festiva da (pseudo)

felicidade, (in)consistente em nadar de braçada no poço sem fundo do ter mais coisas

ditadas pelos ícones da publicidade, ser nas coisas e através das coisas reconhecidas

pela (in)consciência social como responsáveis pela (ir)realização humana, enfim, ser

coisa no lugar de ser humano.

A desintegração do Ser, produzida no mundo moderno, no momento

atravessa a ponte para o mundo pós-moderno. O século XXI e o Terceiro Milênio, 

Lapidar foi a resposta:

 ele tem vida interior...

 

AMÓS, PROFETA DE QUAL JUSTIÇA ?

 

“Antes corra o Juízo, como as águas: e a

Justiça, como ribeiro perene.”

Amós 5,24

“Que o Direito corra como a água e a Justiça

como um rio caudaloso”

Amós 5,24

Na remota Catedral de Lübeck, na Alemanha a que não faltariam títulos

espirituais para ser o centro do mundo, em uma lápide muitas vezes centenária,

gravado talvez em baixo relevo, encontra-se a seguinte e instigante inscrição:

“Chamais-me Mestre e não obedeceis;

Chamais-me Luz, e não me vedes:

Chamais-me Caminho, e não me percorreis:

Chamais-me Vida, e não palpitas com Meu Coração;

Chamais-me Sábio, e não me escutais;

Chamais-me Adorável, e não me adorais:

Chamais-me Providência, e não me pedis:

Chamais-me Eterno, e não me procurais:

Chamais-me Misericordioso, e não confiais em Mim:

Chamais-me Senhor. e não me servis:

Chamais-me Todo-Poderoso, e não me receais;

Chamais-me Justo, e não vos justificais;

Se eu vos condenar. não me culpeis, só a vós culpai.”

A legenda em questão, exprimindo o Código do Sagrado.

consubstanciou uma relação jurídica entre o Criador e as criaturas. Relação jurídica,

porquanto há. na esfera objetiva, interação especial estabelecida segundo as

ordenações do Direito, completada. em articulação necessária, com o âmbito

subjetivo, no qual consolida-se o vínculo mínimo entre dois seres. Ainda que de

estatuto diferenciado, sob o signo normativo da obrigatoriedade.

-

D’outra feita, uma filha recebia amigos para um pedaço de tarde

dominical de conversa. Queria mais o quê? Desejava o concurso da pai na recepção

às visitas. Este, porém, com pastas, líquidos, flanelas, escovas e aspiradores, limitouse

a polir o carro no jardim à frente, cultuando o seu bezerro de ouro. Ao fim da tarde,

de partida as visitas, a filha protestou:

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